Após recesso parlamentar, Câmara Municipal de Vereadores de Uauá retomou atividades nesta quarta-feira

por Adailton Santana — publicado 16/02/2023 14h15, última modificação 28/02/2023 16h14
A sessão solene de abertura dos trabalhos aconteceu na manhã de ontem (15/02), no auditório do Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora

A Câmara Municipal de Uauá (BA) retomou as atividades, nesta quarta-feira (15), após o recesso parlamentar, em uma sessão solene que contou com a leitura da mensagem do prefeito, feita pelo vice-prefeito, Moisés Ribeiro.

A sessão solene de abertura dos trabalhos do primeiro período legislativo do ano 2023 aconteceu na manhã de ontem (15/02), no auditório do Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora.

O evento marcou o início de um novo período para a cidade, em que a Câmara tem como objetivo discutir importantes Projetos e melhorias da população uauaense.

Durante a sessão, o Presidente da Câmara o vereador Deusdete Ferreira (Gugu) destacou a importância do retorno das atividades políticas e lembrou que as dependências da Câmara municipal passam por melhorias na estrutura física com revitalização, pintura e reforma da cobertura, a fim de combater problemas decorrentes de infiltrações na laje da edificação do prédio da Câmara, que se encontra em fase de conclusão.

Ainda em sua fala, o edil lembrou que o início do seu Mandato como Presidente foi de grandes turbulências, mas que irá lutar pela evolução e crescimento do município, principalmente no que tange a garantia de Políticas Públicas para todos, independente de "lado político", realizando o trabalho com transparência e honestidade.

“... - Quero aqui dizer que os meus passos na política como legislador nunca serão caminhados pensando nos meus interesses próprios, mas sim darei passos pensando naqueles que a mim deram o seu voto e confiaram a minha representatividade. Diante disso estamos realizando muitas conquistas na frente do Poder Legislativo:-”. Disse.

Gugu disse ter encontrado a Câmara em péssimas condições de trabalho, sua estrutura física em situação precária, as salas dos servidores sem ventilação nenhuma, e, diante desta realidade foi providenciado, de imediato, melhorias na estrutura física com revitalização, pintura e reforma da cobertura, a fim de combater patologias decorrentes de infiltrações na laje da edificação do prédio da câmara, que se encontra em fase de conclusão; também salientou que os equipamento de informática que tinha a serviços dos servidores da casa era “uma vergonha”, destacou.

Com tamanha defasagem dos equipamentos de informática e em relação aos materiais de uso permanente, ele disse ter adquirido diversos computadores novos e impressoras, além de aquisições de cadeiras, armário, frigobar, e arquivos, garantindo boas condições de trabalhos aos servidores.

Outra conquista em sua gestão foi a criação da Lei nº 06/2022, que é de autoria da mesa diretora, que dispõe sobre o Plano de Cargos e Salários dos servidores efetivos e temporários da Câmara Municipal, que garante a cada vereador assessoria parlamentar auxiliando-os seus trabalhos. Ressaltou ainda que todos os 11 (onze) vereadores tem seu assessor parlamentar, independente da "bancada" que o vereador está. “Desfazendo assim o histórico perseguidor, imaturo e descomprometido de alguns Presidentes que outrora ocuparam o comando desta casa”.

Por fim, aproveitando a presença do Poder Executivo solicitou sua atenção às pautas encaminhadas pela Casa de Leis, pois segundo ele o executivo ignora as demandas dirigidas através dos requerimentos e indicações que são de autorias dos vereadores, oriundas da população que reclamam dos serviços não executados pelo município. “Quero lembrar que a garantia de Políticas Públicas para a população se dá através das esferas: Poder legislativo e Poder Executivo, e temos como missão solucionar problemas sociais públicos. Por isso, ignorar nossos encaminhamentos é virar as costas para população.” Pontuou.

Com a retomada das atividades, a expectativa é que novos projetos sejam debatidos e encaminhados para votação, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos uauaenses.