Câmara entrega título de cidadão uauaense ao governador da Bahia

por Adailton Santana Jornalista publicado 11/03/2024 18h40, última modificação 11/03/2024 18h40

UAUÁ– Durante a agitada passagem do governador Jerônimo Rodrigues (PT), neste sábado (09/03), houve um momento para homenagens com a entrega do título de cidadão uauaense proposto pelo vereador Bosco do Sindicato (PCdoB).

 

A Câmara aprovou a honraria no ano passado, segundo explicou Deusdete Ferreira. “O título foi aprovado, concedendo por unanimidade o título de cidadão uauaense a Jerônimo”, explicou.

 

O presidente da Câmara de vereadores de Uauá Deusdete Ferreira (Gugu), no ato com o prefeito Marcos Lobo, vice-prefeito Moisés Ribeiro, os vereadores Adílio Morais, Bosco do Sindicato (Autor do Projeto), Carlinhos de Moisés, Cordeiro, Elson Aroeira, Jairo Rocha, Joao de Davi, José Antônio, Juninho de Zé Borges, estiveram juntamente com os políticos mais entusiasmados com a presença do governador, que recebeu do Presidente da Câmara, em nome de todos os edis uma placa simbólica representando a honraria.

 

A entrega de uma placa foi realizada durante a visita do governador ao município de Uauá, neste sábado, quando na oportunidade, o governador entregou a nova sede do Centro Territorial do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro, com um investimento de R$ 13,6 milhões do Governo do Estado, a unidade de ensino conta com 16 salas de aula, um escritório criativo e laboratórios, além de um teatro.

 

O governador Jerônimo afirmou que apesar de não ter nascido em Uauá, agora recebendo este título de cidadão uauaense faz que a sua responsabilidade com o município é ainda maior e que irá se empenhar para que Uauá possa evoluir cada vez mais como o seu Governo.

 

Além do Cetep, o governador participou da inauguração da escola municipal, localizada no bairro Mãe Rainha, e entregou um ônibus escolar rural, com o intuito de facilitar o acesso dos alunos da região à educação.

 

Na área da saúde, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) foi inaugurada no Bairro Mãe Rainha, além da entrega de uma ambulância, reforçando o compromisso em garantir atendimento de qualidade para a população local.

 

Outro destaque, foi a entrega de 87 títulos de terra do projeto ‘Bahia Mais Forte Terra Legal’, oferecendo segurança jurídica aos proprietários e impulsionando o desenvolvimento agrícola na região. Além disso, foram distribuídos Certificados de Reconhecimento de Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto, reforçando a importância dessas comunidades para a cultura e economia local.

 

Para reforçar a infraestrutura, uma ordem de serviço foi assinada pelo governador para a construção de uma ponte sobre o Rio Vaza Barris, no trecho que liga Uauá à BA-120, dando mais segurando e facilitando o acesso na região.

 

Ainda foram autorizados processos licitatórios para a pavimentação em trechos de acesso, incluindo o acesso ao Povoado de Caldeirão da Serra, no Distrito de Serra da Canabrava, e ao novo Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro. Também foi autorizada a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Uauá, demonstrando o compromisso em melhorar a qualidade de vida dos moradores locais.

 

 

 

Outras iniciativas incluíram a pavimentação em paralelepípedo em ruas do município, a implantação do Projeto Conecta Bahia, que irá implantar redes de internet gratuitas nas praças Da Sé e São João Batista, na sede, além de um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água no Assentamento São Bento.

 

Indígena e professor: conheça Jerônimo Rodrigues, eleito governador da Bahia neste domingo

Ex-secretário de educação venceu ACM Neto no segundo turno com 52% e vai governar a Bahia pelos próximos quatro anos.

 

Conheça Jerônimo Rodrigues, eleito governador da Bahia 

 

Autodeclarado indígena e professor da rede universitária estadual, Jerônimo Rodrigues Souza foi eleito neste domingo (30) governador da Bahia. Ele será o 52º governador do estado. Aos 57 anos, Jerônimo é do Partido dos Trabalhadores.

Ele venceu ACM Neto (União Brasil) com 52% dos votos. Jerônimo Rodrigues Souza nasceu no povoado de Palmeirinha, na cidade de Aiquara, região sudoeste da Bahia, a 400 quilômetros de Salvador.

Jerônimo o penúltimo filho de Seu Ziza e Dona Maria Cerqueira, que também tiveram Januário, Plácido, Maria Antônia, Thereza, Lúcia, Marta, Rita e Zeferino.

Católico, é devoto de Nossa Senhora da Conceição. Aos 9 anos, deixou sua cidade pela primeira vez, para estudar em Jequié, maior cidade da região. Estudou no Instituto de Educação Régis Pacheco e no colégio Polivalente, ambas escolas públicas.

Jerônimo deixou Aiquara para estudar, primeiro em Jequié, depois em Cruz das Almas — Foto: Acervo pessoal

Em 1987, Jerônimo foi aprovado no vestibular para o curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A faculdade era na cidade de Cruz das Almas, onde Jerônimo foi morar. Durante os estudos, ingressou no movimento estudantil.

Jerônimo é casado Tatiana Velloso, engenheira agrônoma e professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Eles se conheceram em Cruz das Almas. Jerônimo e Tatiana são pais de João Gabriel.

Depois de dois anos de formado, Jerônimo entrou no mestrado em Agronomia da UFBA. No mesmo ano retornou à Aiquara, quando se tornou professor do Colégio Municipal Américo Souto e Secretário Municipal de Agricultura, na gestão do prefeito Moacyr Viana. Ainda cursando o mestrado, passou para professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Sua atuação no Governo do Estado começou em 2007, no governo Jaques Wagner, quando foi convidado para atuar como Assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Em 2010, ainda no governo Wagner, passou a compor a equipe da Secretaria de Planejamento.

 

Em 2011, foi convidado para atuar em Brasília, durante o governo Dilma. Foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Secretário Executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero Americana e Assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário.

Em 2014, coordenou o Programa de Governo de Rui Costa, que seria eleito naquele ano. Já no governo, foi o primeiro titular da recém criada Secretaria de Desenvolvimento Rural. Em 2018 voltou a coordenar o programa de governo de Rui Costa, e no ano seguinte assumiu a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, de onde saiu para ser candidato ao governo, após ser escolhido por unanimidade pelo Partido dos Trabalhadores na Bahia para ser o candidato ao Governo do Estado.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.